Cubo-Futurismo é tema do grupo de estudos do NeoCriativa

10:04 AM NeoCriativa 0 Comments


"O Viajante", Liubov Popova - 1915

O curto período de duração não tira a relevância do movimento. Inspirado no Manifesto Futurista de Marinetti e nos traços do Cubismo, o Cubo- Futurismo aconteceu em Moscou e S. Petersburgo entre 1912 e 1915. Os principais expoente pictóricos são Natalia Goncharova, Mikhail Larinov, Kazimir Malevich, Lyubiv Popova e Olga Rozanova, e a poesia de Vladimir Mayakovsky. 

A arte cubo-futurista é caracterizada pela interação de formas e ambientes, ação e o uso de letras e palavras na pintura, além do uso das cores fortes e ideias de velocidade e dinamismo herdadas do Futurismo, porém não glorificavam à maquina ou a guerra. Já a poesia de Mayakovsky, por sua vez, aproxima-se mais do cubismo com o linguajar cotidiano e transposição de imagem urbanas em palavras, com a fragmentação e justaposição, dando movimento à literatura. 

Tão interessante quanto observar o movimento é entender o contexto histórico que ele inspira: a Revolução Russa. Os ideais de ruptura e transgressão, a violência, o amor ao perigo e o desprezo pelo passado alimentaram o novo mundo idealizado pelos modernistas, com direito a mudança de sistema e a redefinição de papeis sociais entre os gêneros. 

A reunião desta quarta-feira, 14/07, discutirá o cenário que emoldura o cubo-futurismo. Junte-se a nós a partir às 17h30 na Sala de Reuniões do DCSO!

0 comentários: